Exercício sem desculpas e…sem gastos!

Às vezes o mais óbvio é o que nos passa completamente ao lado. Exercício em casa é uma coisa que sempre fiz e que no entanto nunca me lembrei de escrever sobre ela.

Fazer exercício em casa é uma óptima opção para quem não quer ter gastos, para quem não dispõe de muito tempo ou mesmo para quem está apenas interessado em manter o peso e a forma. Na verdade, todos nós devíamos praticar exercício, nem que sejam uns míseros 10 minutos por dia. Acreditem que começando a ter uma prática regular dificilmente se consegue parar. Já se sabe que o exercício, praticado de forma adequada, só traz benefícios, tanto para a mente como para a saúde e físico. Claro que se o aliarmos a uma alimentação saudável é que faz mesmo maravilhas.

Pessoalmente, comecei a fazer exercício em casa de forma regular há uns 4 anos. Comecei porque ainda estudava e não tinha ganhos fixos para pagar um ginásio, depois acabei por meu habituar de tal forma que se tornou algo que adoro fazer sozinha e no meu canto. É quase um momento só meu. Chega a ser relaxante!

No entanto, não pensem que é só querer e pronto! Fazer exercício em casa só vale a pena se o fizermos corretamente, e convém ler sobre o assunto e perceber bem como se faz cada exercício. Comecei pelo mais básico: correr. É ótimo e faz bem a uma data de coisas, já para não falar que é grátis e que não precisa de qualquer equipamento (umas calças e uma t-shirt vá!). Mesmo que não tenham muita resistência, podem sempre começar por dar umas boas caminhadas e depois vão correndo um bocadinho mais cada dia. O resto aprendi com o tempo: a ver vídeos, ler artigos e livros, a trocar ideias com amigas e a tirar notas do pessoal que ia para o ginásio.

Bem, mas vamos ao que interessa. A ideia deste post é dar as ferramentas básicas para se começar a fazer exercício em casa passando pela roupa, materiais e também aplicações para dispositivos móveis. E o melhor: são tudo ideias pouco dispendiosas!

 

A roupa

Estes são os básicos dos básicos para quem quer começar. Não é preciso mais do que isto e, para mim, importante é estar confortável. Ora vejamos:

 

 

1 – camisola de alças: muito leve. Facilita os movimentos e transpiração. Esta é a da Decathlon (domyos) a 3,99 euros.

2 – corsários: leves e respiráveis, mas menos indicados para correr em trilhos com terra ou vegetação, pois não protege a perna das eventuais picadas. Da Decathlon (domyos) a 9,99 euros

3 – Leggings: confortáveis e boas para qualquer prática desportiva. Da Decathlon (domyos) a 3,99 euros.

4 – top para atividades de grande impacto: ideal para passadeira, steps, trampolim… é regulável e faz o efeito de segunda pele. Da Decathlon (domyos) a 19,99 euros

5 – top para atividades de impacto reduzido: ideal para yoga, alongamentos, pilates…elimina a transpiração, mas não tem alças reguláveis. Da Decathlon (domyos) a 4,99 euros

6 – casaco sem capuz: é importante ter sempre um destes no armário, para que nem o frio nos pare! Da Decathlon (domyos) a 14,99 euros

7  – Ténis de corrida: bom, aqui deve ser onde devem investir um bocadinho mais se puderem, pois o desgaste é muito. Estes não são nada maus para o preço e são bons para começar. Da Decathlon (kalenji) a 29,99 euros.

8 – Ténis para atividades de baixo impacto: ultraleves e arejados. Ideais para práticas de fitness. Da Decathlon (domyos) a 29,99 euros.

9 – bolsa armband para smartphones: coisa mais útil desta vida.Éútil ter o telemovel por perto e além disso exercício e música combinam lindamente. Esta marca especificamente até tem duas mini bolsas atrás que servem para por (por exemplo) as chaves, moedas, lenços…Indispensável. Da marca Goodis (comprei na Worten) a 14,99 euros.

 

Material

É opcional, mas a verdade é que torna o treino mais interessante. Nas máquinas nem falo e para investir numa máquina decente é preferível investir no ginásio. Mesmo em termos de material a diversidade é muita. Vou mostrar apenas os que, para mim, são os básicos e que mais uso.

 

1 – bola de pilates média – usada em vários exercicios (não só pilates) e extremamente versátil. Usada muitas vezes para ajudar a manter uma postura correta durante os exercícios.  Da decathlon (domyos) 3,99 euros.

2 – step de leve impacto: apoio em muitos exercícios e uma grande ajuda na tonificação muscular. Da Decathlon (domyos) a 19,99 euros.

3 – corda de saltar: nem é preciso dizer nada, é dos melhores exercícios para perder calorias. Da Decathlon (domyos) 1,99 euros.

4 – tapete: muito útil. Confere uma superfície adaptada aos movimentos. Da Decathlon (domyos) a 7,99 euros.

5 – halteres em PVC: é daquelas coisas que dá sempre jeito para fortalecer os musculos. Da Decathlon (domyos) desde 4,99 euros o par.

 

Aplicações Android

São úteis e há para todos os tipos e feitios de exercício. As que mais gosto são:

Runtastic

Run-runtastic

É uma aplicação virada para a corrida. Faz o acompanhamento total da nossa evolução com estatísticas, gráficos e agendas de treino. Tem treino por voz e mapeamento GPS. Mede distâncias, calorias, tempo e elevações de terreno. No fundo, é um acompanhamento completo, tanto para corrida como caminhada.

Treinos diários FREE

Aplicação muito simples que permite escolher 6 categorias de treino: abdominais, braços, glúteos, cardio, pernas ou treino completo.Permite escolher o tempo de treino desde 5 a 30 minutos e as repetições. Cada treino tem 30 segundos e é acompanhado de imagens explicativas.

 

30 Day Fit Challenges Workout

Esta aplicação permite um ótimo controlo da nossa forma física de uma forma bastante criativa. A teoria é a de que 30 dias é o tempo que leva a ganhar ou perder um hábito, por isso a aplicação lança-nos o desafio de tentar cumprir estes exercícios por um mês. Cada categoria tem 6 níveis e cada nível tem um calendário de 30 dias com desafios para cumprir. À medida que os cumprimos, desbloqueamos o dia seguinte. É muito simples, mas acaba por nos levar a querer melhorar sempre mais e consequentemente a criar um hábito.

Espero que estas dicas ajudem e que quem ainda não tirou 10 minutinhos do dia para dedicar ao exercício fique convencido a experimentar 🙂

Deixe um comentário